quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

PREPARATIVOS DA CARICA DO CARTOLA


A pedido do Leo Gibran.

Fotos de um gênio.
O começo de tudo...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

MANFRED SOMMERS MORREU

http://neoramaquadrinhos.blogspot.com/2007/10/nuestro-adios-manfred-sommer.html
Esta triste notícia foi dada pelo Marko Ajdarić do Neorama dos Quadrinhos (a maior newsletter da Nona Arte do Mundo) http://www.neorama.com.br/
Marko disse que Sommers foi quem melhor desenhou a Bahia.

Manfred Sommers nasceu em San Sebastian (Espanha), mas foi criado na Catalunha. Começou a desenhar HQs no final dos anos 1940. Trabalhou com animação e publicidade. Produziu vários Quadrinhos para Seleções Ilustradas e para o mercado britânico. Criou O lobo solitário, Pólux, El Tigre e o fantástico Frank Cappa, uma das mais importantes HQs espanholas. Foi editor das revistas de HQ Metropol e K.O. Desenhou Mercadores de Escravos e Tex. Possuidor de uma grande habilidade na composição de cena, dominando perspectiva e tomadas de cena, Sommers impressiona pela dramaticidade no gestual de seus personagens, sinal de que era um excelente observador e conhecedor da anatomia humana. Sua arte-final primava pelo traço entrecortado, sem linhas suaves e contínuas como o estilo linha-fina francês, além disso o uso de claro-escuro com sombras pesadas imprime uma força incrível nas suas cenas. Realmente ele era representante de uma escola clássica das Histórias em Quadrinhos. Tanto que ele dizia que suas influências eram Milton Caniff, Frank Robbins e Hugo Pratt. Aqui ele comenta sua magnifica técnica de desenhar:
"Sobre um papel apenas un pouco maior que o tamanho da impressão, desenho diretamente à tinta, com canetas finas e grossas, com o cuidado de fazer primeiro os balões, proporcionais ao texto, para que a leitura seja fácil e agradável.
Então componho a cena em função da quantidade de balões e vou acrescentando ao ambiente do quadro os outros elementos. Não podemos duvidar que as letras sejam um corpo, uma massa que pesa graficamente sobre o conjunto. Desta maneira já posso ter uma idéia do conjunto visual da pagina, que me interessa tanto como cada quadro isolado. É aí que amplio este esboço e copio a lápis, em tamanho maior, já corrigindo os erros de desenho. Neste original final trabalho com canetas, pincéis e pena. Como faço o roteiro para mim mesmo, não descrevo as cenas. Só escrevo os textos e defino o número de quadros por página."Manfred Sommers, 1984
O mundo perde um exímio artista, multi-facetado.

http://lanuez.blogspot.com/2005/10/asi-trabaja-manfred-sommer.html

CARICAS PARA CAPA DE LIVRO DA VIA LETTERA


Livro escrito por Antonio Lopes e Ingo Ostrovsky, sobre a vitória do Corinthians em 2005.
E eu sou palmeirense...
HAuahahahuahuahuahuah

DEBATE NO GRAFITE - AO VIVO



Debate na FNAC SP: A obra de Will Eisner e as Cidades.

Sidney Guzman (MSP e Universo HQ), Gualberto (HQ MIX), Prof. Waldomiro Vergueiro (ECA-USP), Leandro Luigi Del Manto (Devir) e Lourenço Mutarelli.

CABEÇA DE CAVALO


É importante se dedicar ao estudo da aquarela clássica e de construções clássicas de cabeças, como a do nosso irmão eqüino ao lado.
Pintei esta em 2001...

BORDALO PINHEIRO, NO GRAFITE

Grande caricaturista português, publicou no Brasil na época de Angelo Agostini, com quem trocou farpas pelas charges...