quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Minha homenagem a Claude Moliterni


Fiquei sabendo do falecimento (21/01) do grande quadrinhista francês (amigo de Alvaro de Moya).

A notícia saiu no blog de Manuel Picaud:


O mundo da Banda Desenhada perde um verdadeiro Atlas.


Claude Moliterni e o Brasil


Por Marko Ajdarić
Claude Moliterni - a melhor combinação de quadrinhista e enciclopedista da Nona Arte, em todos os tempos - é um velho amigo do Brasil. Em 1979, Moliterni esteve no Brasil, visitando o Salão de Humor de Piracicaba. A empatia com a cidade e com o festival foi tão grande que Moliterni deixou sua passagem registrada em álbum, ao ambientar uma das aventuras do personagem Harry Chase na cidade. Trata-se de Piracicaba, Mon Amour, de 1980, ilustrado por Fahrer, em que temos um fato insólito e bem humorado: o vilão da história é ninguém mais ninguém menos do que o pesquisador brasileiro de quadrinhos Álvaro de Moya.
Agora, com o Ano do Brasil na França, o autor voltou a saudar a história dos quadrinhos no Brasil, resgatando (até com direito a surpresas de cronistas menos avisados), num artigo publicado no início do mês, que seu "personagem" Álvaro de Moya, juntamente com Reinaldo de Oliveira, Jayme Cortez Martins, Syllas Roberg e Miguel Penteado foram, sim, os protagonistas da primeira exposição internacional de quadrinhos do mundo, em 1951. Moliterni também brindou os leitores com um pequeno porém muito bem desenhado roteiro histórico dos quadrinhos no Brasil. Mais um "'favor" que o Brasil deve a Piracicaba. Claude Moliterni também é o responsável pela Larousse dos Quadrinhos (Larousse de la BD), e pelo guia anual de referência BD Guide.

3 comentários:

Lucas Pimenta disse...

Uma grande perda...
Uma pena começar o ano assim...

Parabéns pela arte, Bira, homenagem merecida!

Roberto Guedes disse...

Bira, coisa triste... mais um mestre que se vai.

Ah, fiz o link da sua homenagem no Manifesto.

Abraço!

Anônimo disse...

GucciGucci獨家視訊視訊交友電影電影大奶妹影片禁忌遊戲av影城網路美女圖片打砲,嘿咻,免費性影片試看GucciGucci禁忌遊戲sony 愛情小窩音樂.電影下載taiwankiss文學區禁忌遊戲愛愛AV女優暮光之城-無懼的愛Gucci電影音樂.電影下載火辣a訊sony 愛情小窩網路美女圖片真心話大冒險赤壁色情影片火辣a訊咆哮小老鼠影片分享區 赤壁sex免費影片視訊交友影片mp3音樂免費下載網路美女圖片禁忌遊戲音樂.電影下載打砲,嘿咻,免費性影片試看音樂av無名解圖照片火辣a訊情色電影 情色電影 情色電影 情色電影 UT免費視訊聊天室心裡測驗s383 影音live秀s383 影音live秀s383 影音live秀s383 影音live秀s383 影音live秀s383 影音live秀性感辣妹性感辣妹性感辣妹性感辣妹性感辣妹性感辣妹性感辣妹人妻 人妻 人妻 人妻 人妻 人妻 人妻 人妻 人妻 無碼女優 無碼女優 無碼女優 無碼女優 無碼女優 無碼女優 無碼女優 無碼女優無碼av女優 無碼影片真心話大冒險尋夢園打砲,嘿咻,免費性影片試看小魔女免費影片mp3音樂免費下載正妹牆正妹牆正妹牆正妹牆正妹牆甜心寶貝甜心寶貝甜心寶貝甜心寶貝甜心寶貝網路美女視訊網路美女視訊網路美女視訊網路美女視訊網路美女視訊網路美女視訊網路美女視訊Sexy女孩Sexy女孩Sexy女孩Sexy女孩Sexy女孩Sexy女孩Sexy女孩打砲,嘿咻,免費性影片試看超辣美女超辣美女超辣美女超辣美女超辣美女超辣美女超辣美女超辣美女超辣美女看不到的地帶看不到的地帶看不到的地帶看不到的地帶看不到的地帶看不到的地帶看不到的地帶