sexta-feira, 19 de março de 2010
AXÉ COMICS, MESTRE PISTELLI, LUCAS E PASQUALE
http://www.oficinahq.com
Estrelas Baianas Brilham em Exposição de Humor Comemorando o aniversário de Salvador e os 25 anos da axé music, a Caco de Telha e EBEC Galeria de Arte apresentam a exposição coletiva “Axé Comics – Mostra de Humor com Sotaque Baiano”, com abertura no dia 30 de março (terça-feira) , às 19h na EBEC Galeria de Arte.
A exposição produzida pela Ação Cultural Oficina HQ, com curadoria e coordenação de Wilton Bernardo, reúne caricaturas, charges, cartuns, ilustrações, quadrinhos e tiras de vários artistas gráficos, que se inspiraram na cidade de Salvador, na cultura, no imaginário, no comportamento e no sotaque peculiar da Bahia. A exposição contará, também, com uma versão online no www.oficinahq. com.
Além de homenagear os 25 anos da axé music destacando as figuras de grandes nomes da música baiana como: Gilberto Gil, Moraes Moreira, Armandinho, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Durval Lelys, Bell Marques, Margareth Menezes, Luiz Caldas e Carlinhos Brown, a exposição “Axé Comics” vai homenagear também o Dicionário Baianês que surgiu em 1991, seu criador Nivaldo Lariú e o cartunista Lage que faleceu em 2006 e foi o responsável pela arte gráfica do livro, que até hoje vende milhares de exemplares em todo o Brasil.
A Caco de Telha, conceituada empresa de entretenimento da Bahia, é parceira desse projeto e promoverá um leilão virtual dos trabalhos na internet. O valor arrecadado será doado a uma instituição de caridade que ainda não foi definida pela empresa.
A Ação Cultural Oficina HQ atua em Salvador desde 2003 realizando oficinas, exposições e atividades educativas em escolas e centros culturais de Salvador. Dando continuidade ao seu trabalho de incentivo e desenvolvimento na área de criação gráfica, a Oficina HQ abre também em março as inscrições para as oficinas de “Quadrinhos para Adolescentes e Adultos” e “Desenhos para Crianças de 7 a 12 Anos”, que serão realizadas a partir de 23 de abril na EBEC Galeria de Arte e Aliança Francesa.
Informações no site da Ação Cultural
e-mail quadrinhosssa@ hotmail.com
ou telefone 8807-4331
Exposição coletiva Axé Comics – Mostra de Humor com Sotaque Baiano
EBEC Galeria de Arte – Rua Amazonas, 746, Pituba
Abertura: 30 de março, 19h
Visitação: 31 de março a 22 de abril, de segunda a sexta das 9h às 19h
DOMINGOS PISTELLI, O MESTRE!
Fiz o segundo grau na Escola Ascendino Reis, curso de Humanas, com aulas reforçadas de Geografia, História, Português, Contabilidade, RH, e amenizadas de Exatas e Biológicas. Estudei com o Ernesto Vidoca, grande amigo que dividiu alguns estudos, projetos e boas gargalhadas. Nas aulas vagas, ele freqüentava a sala solitária de um professor de Arte da Pedagogia, Domingos Pistelli, um desenhista modernista (no melhor estilo de Portinari). Entre uma aula e outra, o Pistelli tinha muitos horários vagos e tinha que cumprir horário. Vejam que desperdício de talento...
Eu vi vários estudos de trabalhadores sendo feitos em blocos de papel jornal com canetas BIC.
Desenhava figuras de operários e lavradores, lavadeiras e crianças, de forma solta (mezzo cubista, mezzo modernista), com extrema desenvoltura.
Depois que o Ernesto me levou lá, voltei muitas vezes. Ás vezes ele estava lendo O Evangelho segundo o Espiritismo, de Alan Kardec. Nunca me falou sobre isso. Décadas depois, eu iria estudar este livro num Centro Espírita de Campinas.
Ele me emprestou El Guia del Dibujo, livro espanhol de desenho feito por jose Luiz Salinas (maravilhoso desenhista de Cisco Kid, Dico o artilheiro, entre outros) com estudos de animais.
http://eloficiodelplumin.blogspot.com/2009/11/jose-luis-salinas.html
Mostrava meus desenhos de super-heróis. Não era a praia do Pistelli, mas ele me falou da importância de se aprender o desenho acadêmico.
Assim, me animei a procurar livros e revistas de desenho. Achei a série de anatomia de Renato Silva.
Foi neste colégio também que conheci Roberto Monteiro, colecionador de HQs, ele me apresentou a Livraria Gibi, do Ademário e Zé do Caixão, na rua Xavier de Toledo, centro de Sampa, ponto de encontro dos maiores artistas do Quadrinho como Jayme Cortez, Rodolfo Zalla, Colonnese, Gualberto, Xalberto, João Antonio Buhrer, Líbero, Paulo Paiva, Nico Rosso, Franco de Rosa, JAL entre outros.
Mais informações sobre Pistelli:
http://www.casaeuclidiana.org.br/texto/ler.asp?Id=48&Secao=104
DOMINGOS PISTELLI - nasceu em Tambaú em 1919, viveu muitos anos em São Paulo onde foi professor de Desenho e realizou algumas exposições. Vive há anos em Casa Branca onde se fixou. Dono de uma imensa produção, o "operário da arte" nos apresenta uma obra que homenageia o escritor engenheiro, esculpindo seu rosto em cimento sobre um estribo de vigas de concreto. Sua temática no desenho ou na pintura sempre foi o trabalho, e na escultura se apropria dos elementos da construção para dar corpo às suas idéias.
Pistelli no youtube
Exposição de arte: pequena amostra das obras de arte (quadros e esculturas) do artista plástico Domingos Pistelli.
http://www.youtube.com/user/gallegre
http://www.youtube.com/user/gallegre#p/a/u/0/78BAghA6LhI
A VISITA DE LUCAS PIMENTA EM CAMPINAS
Recebi a visita do ilustríssimo Lucas do blog do KP.
http://kenparker.blogspot.com/
Infelizmente seu companheiro de blogadas, João Guilherme, não pôde vir...
O baiano da gota, arretado mesmo no que diz respeito a HQ, em especial a farwest, chegou às 19h00 em Campinas.
De cara, ganhei um presentão: o livro do Johnny Cash do alemão que expos no FIQ, em BH.
Livraço, li em 2 dias.
Bom de papo, Lucas achou a pimenta aqui de casa, saborosa mas mansa.
Apesar de também baiana.
Saímos pra levar minha filha numa festa numa cidade próxima.
Eu, recém aniversariante, apesar dos 47 anos, parecia com uns 60.
Uma herpes zoster nas costas me manteve mais de uma semana sem poder fazer musculação, caminhada ou yoga, minhas atividadades físicas atuais.
Ou seja, andava torto e troncho, com dificuldade pra deitar, levantar, dirigir, etc...
Fomos comer uma pizza mezzo/baiana (claro), mezzo portuguesa, regada à cerveja Original.
Lucas contou que seu pai e sua mãe são fãs de HQ e que o primeiro foi o responsável por sua paixão por Ken Parker.
Contou também que usou HQs em seu curso de História e que suas aulas eram super concorridas.
O que os Quadrinhos não fazem, não é?
Dormiu no meu estúdio, em meio a pilhas de gibis, livros, originais, recortes de jornais, CDs e DVDs
Ganhou um pacote de revistas com meus Quadrinhos sindicais/políticas/culturais, espero que tenha curtido.
Às 5 da matina acordei, estava chegando a hora de levar o amigo baiano ao aeroporto.
Me sentia melhor, e acabei dirigindo.
Claudia foi fazendo companhia.
Na estrada escura, um acidente. No acostamento carros da polícia, ambulâncias...
Passamos.
Chegamos em 15 minutos.
Despedida e volta.
Se tivéssemos demorado uns 5 minutos pra sair de casa, talvez o Lucas perdesse o avião.
Quando voltamos, a pista de quem ía pra Viracopos estava bloqueada.
Ufffffff... essa foi por pouco!
PASQUALE RUJU, NOVO ENTREVISTADO DO BLOG DO TEX
Pasquale Ruju, escritor da Bonelli (Tex, Dylan Dog, Demian) será entrevistado por José Carlos Pereira e traduzido por Júlio Schneider.
http://texwillerblog.com/wordpress
Sore wa nani desu ka!
ResponderExcluirDo itashimashite!