quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
VOU LANÇAR D. QUIXOTE
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
BARTOLOMEU VAZ
Eu recebi a notícia direto de sua filha, Bartira.
http://asia.geocities.com/bartolomeuvaz/pitacos5.htm
HENFIL
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henfil
Foi um dos chargistas e quadrinhistas mais originais, criativos e combativos que este país já teve. Dono de humor extremamente irônico, foi diretor de cinema (Tanga, deu no New York Times), escritor (Diário de um Cucaracha, Cartas pra mãe, Henfil na China antes da Coca-cola) e apresentador de TV (TV Homem). Cativou a todos por seu traço rápido e expressivo, além do humor irônico e corrosivo. Suas caricaturas pareciam desenhos caligráficos, assinaturas geniais e pessoais.
Ele arrancou lágrimas de milhares de pessoas em 1988, ao perder a luta contra a AIDS, doença contraída ao receber transfusão de sangue. Era hemofílico (como Betinho e João Mário, seus irmãos também mortos pelo sangue contagiado). O ministério da saúde da ditadura brasileira alegava ser muito caro examinar o sangue que era doado aos hospitais.
JAYME CORTEZ
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jayme_Cortez
O grande mestre dos Quadrinhos de Terror, ilustrador fantástico e capista cinematográfico de mão cheia. Este português autor de livros como A Técnica do desenho, Manual prático do Ilustrador e Ilustração, revolucionou o mercado de HQ no Brasil quando ao chegar em Terras Tupiniquins, descobriu que a maioria dos desenhistas copiava os Comics americanos. Colocou todo mundo a desenhar modelos vivos ou baseados em fotos. Talentos floresceram como Flávio Colin, Getúlio Delphin, Shimamoto, Nico Rosso, Izomar e tantos outros.
Fez sucesso danado desenhando revistas da editora La Selva.
Lançou o personagem Zodíako. Eu o conheci em 1977, quando visitei o estúdio do Maurício de Souza com um envelope cheio de desenhos de super-heróis. O Maurício gostou, mas disse que o Cortez poderia falar melhor de músculos e lutas. Me apresentou seu diretor de arte, que depois de bater um papo de meia hora e me falar de Hal Foster, Alex Raymond, Burne Hogarth e Neal Adams, me presenteou com a Técnica do Desenho e O Zodíako.
Quando morreu em 1987, foi uma comoção na AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP). Depois de doarmos sangue no hospital, saímos todos pra tomar umas biritas (eu, Gual, Jal, Floreal, P.Batista, Marcatti, Worney, Guida, Spacca, Rocco e mais um monte de gente que não lembro) no bar em honra ao nosso grande amigo.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Pai e filho Texianos
Esta é minha homenagem a G. L. Bonelli e Sérgio Bonelli. O primeiro por ter criado junto com Gallep um personagem que iria viver 60 anos (e viverá muito mais) com sucesso de vendas. O segundo, por ter mantido um time de primeira para produzir tais Quadrinhos.
Parabéns ao amigo luso, Zeca, por manter um blog tão interessante.
http://texwiller.blog.com/
This is my homage to G. L. Bonelli and Sergio Bonelli. The first, for creating with Gallep a character that would live 60 years (and will live many more years) as a selling success. The second, for sustain a Stars team to product such Comics.
Congratulations to my lusitan friend Zeca, for keeping a so interesting blog.
http://texwiller.blog.com/
terça-feira, 25 de novembro de 2008
ANDRÉ LEAL
Honoré Daumier
Na França, combatia os ricos e poderosos.
Foi preso e espancado.
No final da vida virou pintor.
E foi o precussor do Impressionismo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_Daumier
Honoré-Victorien Daumier
(26 de Fevereiro de 1808, Marselha - 10 de Fevereiro de 1879, Valmondois), foi um caricaturista, chargista, pintor e ilustrador francês. Ele foi conhecido em seu tempo como o "Michelangelo da caricatura". Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia e um dos pioneiros do naturalismo.
Daumier mudou-se com os pais de Marselha para Paris em 1816. A mudança atendia às ambições do pai, que embora fosse mestre em vitrais queria seguir a carreira de poeta. O adolescente Daumier trabalhava como empregado de um funcionário da justiça e como auxiliar de um contador. Nessa época começou a se interessar pelas artes plásticas. Ia com certa freqüência ao Museu do Louvre, onde ficava admirando e estudando as valiosas coleções. Em 1822 teve aulas no ateliê de Lenoir, um ex-aluno de David. Também estudou profundamente as obras de Rubens e Ticiano.
Suas primeiras litografias datam de 1820, quando Daumier estava empregado como ilustrador em diferentes centros gráficos da cidade. Sua caricatura Gargântua, que ridicularizava o rei Luís Filipe, custou-lhe seis meses de prisão em 1831. Privado da liberdade, o ilustrador matava o tempo retratando os presos. Já em liberdade, assinou um contrato com a revista La Caricature e mais tarde com a célebre Le Charivari.
São conhecidas mais de 4 000 litografias de Daumier. De fato, ele foi um dos litógrafos mais especializados. Nelas reproduziu uma visão crítica, às vezes irônica, às vezes direta e certeira, dos acontecimentos de sua época. Seu estilo é dinâmico e jovial. Com uma linha, Daumier podia redefinir um conceito psicológico, como no Ratapoil (1850).
Depois de dominar a técnica da litografia, Daumier trabalhou como ilustrador para publicidade e o mercado editorial, influenciado pelo estilo de Charlet. Ele desenvolveu a linguagem da charge e da caricatura, caracterizada pela crítica social e política.
Já sua pintura é completamente diferente. A paleta de cores se simplifica nos tons ocre e terra. Os temas são artistas em desgraça e crianças na miséria, algo que o mobilizava de maneira singular. No entanto, seus quadros não visam à emoção gratuita; seus personagens conservam o tempo todo a dignidade humana.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
BLOGS PRÓ-MARTA
A mobilização que começou na quinta-feira passada, dia 16 de outubro, mal completou seu sétimo dia e já somos 73 blogues participantes. Tem gente dedicada à cultura, à política, ao jornalismo, aos esportes...
Estamos a alguns dias do segundo turno das eleições. Todo mundo sabe que precisa convencer conhecidos e desconhecidos a digitar 13 no domingo. Nossa forma de fazer isso é produzindo conteúdo, dando argumentos para outras pessoas, desconstruindo a campanha de Kassab e explicando por que nosso voto é de Marta. Então, listamos aqui algumas tarefas que você pode fazer, com seu blogue de hoje até sexta.
1. Escreva
Se você não escreveu ainda o seu "Por que voto Marta", a hora é esta. Escreva e nos avise assim que publicar.
2. Escreva mais
Já escreveu? Arregace as mangas e prepare
outro texto. Use o Google, a lista de notícias da campanha da Marta, o arquivo do BlogueirosComMarta, pesquise dados e dê mais motivos. Discuta aspectos abandonados pela atual gestão nos últimos quatro anos e que voltariam a ser prioridade.
3. Troca de idéias
Acesse o BlogueirosComMarta, e passeie por alguns dos blogues que estão com você nessa empreitada. Procure um texto sobre a eleição municipal que você ache interessante e indique no seu blogue. Vale escrever só um: "Eleições: vale a pena ler", ou também comentar mesmo, concordando ou discordando. Só não esqueça o link do parceiro. Vamos ampliar o intercâmbio entre a gente e começar a desenvolver uma comunidade que pode fazer a diferença também depois de domingo.
4. Avise
Depois de fazer um ou mais dos itens acima, avise-nos por e-mail ou pelo
formulário de contato. Vamos reunir o maior número de posts possível na nossa central. Até o fim, pela virada.
AbraçosEquipe do Futepoca
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
CARICAS DO BIRA DECORAM BAR EM SOUZAS
Com uma culinária típica carioca, som ao vivo, o Casa Rio promete apresentar o clássico do Samba Carioca. E paulistano também.
Estas são as caricaturas que ficam em cima do american bar.
Na sequência, os quatro "bambas" que fazem o abre alas no salão principal do Bar.
CARICA DO CHICO
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
ADONIRAN BARBOZA & CIA EM BAR DE SOUZAS
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
EXPO DE CARICATURAS E GRAVURAS NO CCLA
Dia 05/08 (Sexta)
... e seu irmão, Sant'anna Gomes!
05/08
às 20h00
Rua Bernardino de Campos, 989, Centro
Confira a animação “Burrico de Pau e o bem-te-vi”
http://redatoronline.wordpress.com/2008/08/30/serie-de-eventos-no-mes-de-setembro-homenageiam-carlos-gomes-em-campinas
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Carica do Worney
Ou WAZ, criador do Fanzine Quadrix.
Fomos colegas de chapa e diretoria da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo) no começo dos anos 80. Veja o site da Associação, desenvolvido pelo webmaster e quadrinhista Marcatti:
http://www.aqc-esp.com.br/
Worney é um grande batalhador pelo Quadrinho Nacional e sua memória, sendo o principal mantenedor do Troféu Angelo Agostini, que já está indo para sua 25a. Edição .
O site Bigorna disponibiliza textos de Worney aqui:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1120185065
Mais estórias do Worney aqui:
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Parabéns ao cartunista Nilson fez 60 anos!
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Happy Birthday, mr. Kaluta!
read your messages here, as we lived in the same block.
Happy Birthdate!"
sábado, 16 de agosto de 2008
Se foi o grande Carlos Meglia!
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
NOVA SÉRIE DE MARCADORES DE LIVROS
terça-feira, 12 de agosto de 2008
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Mort Walker
quinta-feira, 31 de julho de 2008
sexta-feira, 25 de julho de 2008
HOMENAGEM A ROGE E RAUL
Rogelio Ferreyra
http://bandadibujada.blogspot.com/2008_07_01_archive.html
Raul Valencia
http://lanuez.blogspot.com/2008/06/fallece-el-artista-peruano-ral-valencia.html
segunda-feira, 21 de julho de 2008
MINHA HOMENAGEM AO NEGRO: FONTANARROSA
quarta-feira, 9 de julho de 2008
A CARICATURA DO PRIMEIRO -MINISTRO DA ÍNDIA
http://cartoonistsudheer.blogspot.com/
Thanks sirkindly rush the work with your photo and address plssudheernathcartoonistindia
sexta-feira, 27 de junho de 2008
ROBERTO GUEDES, OU GUEDÃO, COMO DIRIA MÁRCIO BARALDI!
quarta-feira, 25 de junho de 2008
A PANDORA (ONDE DOU AULA DE CARICATURA) É DEZ!
Ela não nasceu nem onde nem como a conhecemos hoje. Em 10 anos, muitas coisas mudaram. Seu endereço, suas prateleiras, suas pranchetas, sua equipe. Até mesmo seu logo mudou. Porém, esse crescimento não aconteceu somente de forma física. Ela também cresceu moral, intelectual e filosoficamente, assim como uma criança que nasce e cresce, tanto por fora como por dentro.
A Pandora que um dia foi um sonho, depois um projeto e hoje uma realidade é fruto de muito amor, dedicação e crescimento profissional. Para nós, seus fundadores, é um grande orgulho saber que fizemos e fazemos parte da vida de tantas outras pessoas que passaram por ela nesses 10 anos.
É de muito orgulho ver sua batalha ao longo desses anos. Saber que acrescentamos valores nos conceitos de cursos livres de desenho na cidade e que hoje somos um referencial a ser seguido e imitado. É indescritível o prazer do dever cumprido, ao ver um aluno, alguém que nos depositou confiança, expor suas ilustrações, suas obras, seja no mercado profissional, ou simplesmente aos seus amigos, seus parentes, na sua sala de casa.
E hoje, no nosso aniversário de 10 anos, gostaríamos muito de agradecer a todos que "pincelaram" nessa nossa grande obra. De agradecer a Deus por todas as oportunidades que nos foram dadas, aos nossos pais que nos ensinaram a ter honestidade, perseverança e dedicação, sem os quais essas oportunidades seriam perdidas. Agradecemos as nossas esposas pela paciência e apoio incondicional, aos nossos amigos pelo suporte, a nossa equipe por acreditar na realização do sonho, aos nossos alunos pelo amor a arte e aos seus pais pela confiança depositada em nós para cuidarmos da educação do seu bem mais precioso.
Muito obrigado a todos.
Amilcar Mazzari & Ricardo Quintana
Fundadores da Pandora Escola de Desenho19 3305.4731 • http://www.pandora.art.br/