sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os Mestres da HQ


Eu leio os Quadrinhos destes gênios desde meus 5 anos de idade. E acabei de ler o magnífico, bombástico, excelente "A Era de Bronze dos super-heróis" (Ed HQM) do meu amigo e ótimo escritor Roberto Guedes.
Imagine se naquela época existisse um blog e diariamente, postassem tudo o que se relacionava aos projetos, criações, intrigas, puxadas de tapete, mobilizações, grandes discussões, segredos e grandes sacadas das mentes que produziam e editavam os Quadrinhos nos EUA?
Pois é isso que o Guedão (como é chamado na roda) fez. Um verdadeiro Blog Diário contando o que rolou de 1970 a 1985 no Mundo dos Comics nos EUA.
"Através da leitura de A Era de Bronze dos Super-Heróis – um verdadeiro dossiê histórico-jornalístico –, o leitor terá acesso a dezenas de depoimentos dos mais importantes roteiristas, editores, desenhistas e estudiosos americanos que viveram com intensidade toda essa época, entre eles: Stan Lee, Frank Miller, Roy Thomas, Chris Claremont, Tom DeFalco, Jenete Kahn, John Romita, Neal Adams, George Pérez, Julius Schwartz, John Byrne e Marv Wolfman (alguns destes, inclusive, foram especialmente entrevistados pelo próprio autor), com detalhes de bastidores esclarecedores quanto ao processo de criação de revistas e personagens, sobre as desavenças profissionais e a luta classista por direitos autorais. Além, claro, de um capítulo inteiro dedicado a Jack Kirby, que criou uma mitologia toda própria através dos anos."
É claro que a turma que retratei nesta carica coletiva é mais antiga. E se dedicaram ao trabalho na King Features, mas também colaboraram na Marvel e DC.
O lance é que, conforme eu fui lendo esta maravilhosa obra (se você ainda não leu, leia), fui me informando e deliciando com a rede de intrigas que envolve o GRANDE MERCADO DOS COMICS!
Valeu, Guedão, você é demais!

2 comentários:

Roberto Guedes disse...

Birão, meu chapa, você que é demais! Muito obrigado pelas palavras generosas - como diz Mick Jagger "You make a grown man cry!".

E a propósito: as caricas dos feras aí ficaram nota 10!!!!

Abração!

Bira disse...

U-huuuuuuuuuuu!
Ganhei o dia!
Visita ilustre!
Valeu, Guedão!
Long live rock'n roll!