segunda-feira, 9 de maio de 2011

MORREU CARLOS TRILLO


Acabei de receber essa noticia triste dos companheiros da weblista Banda Dibujada na Argentina:

"Lamentamos comunicar que Carlos Trillo ha fallecido. Nos avisan que ha sufrido una descompensación en Inglaterra, donde se encontraba de viaje. No tenemos palabras para expresar el inmenso dolor que sentimos por la partida de este artista FUNDAMENTAL de la Historieta Mundial de los últimos 40 años, creador de personajes inolvidables que vivirán por siempre en los corazones argentinos. Un autor también muy comprometido por la historieta infantil, a la que dedicó gran parte de su obra.
Carlos Trillo (1943, Buenos Aires, Argentina), es uno de los autores más destacados de la historieta argentina de los últimos 30 años. Sus guiones dieron vida a personajes míticos (El Loco Chávez, Las Puertitas del Señor López, Cybersix, Alvar Mayor, entre otros), todos trabajos orientados al público adulto. También es autor de una inmensa obra para niños publicada en revistas nacionales y extranjeras, y en libros como Martin Holmes, El Cuerno Escarlata, Los Misterios de Luna Roja, y Torni Yo. Por su trayectoria recibió numerosas distinciones: el Yellow Kid (Italia) y el Premio Museo de la Caricatura “Severo Vaccaro” (Argentina).
Desde Banda Dibujada, enviamos nuestras condolencias a su esposa la escritora Ema Wolf, familiares, amigos y fans.
Aquí abajo, el link a la nota en "Cuadritos, periodismo de Historieta"
http://avcomics.wordpress.com/2011/05/09/murio-carlos-trillo/

Trillo foi criador de inumeros roteiros brilhantes, mas em especial eu gostaria de citar o formidavel "Clara da Noite", publicado no Brasil pela editora Zarabatana, de Claudio Martini.
http://www.zarabatana.com.br/
Ha dois anos eu publiquei esta caricatura em homenagem a este renomado profissional dos Quadrinhos, baseado na postagem do neoramico Marko Ajdaric.
http://www.fotolog.com.br/bira2009/45106851

Nas trilhas de Trillo
http://www.neorama.com.br/q_frame1029.html
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=5287
"Além de ter participado do XI Salón de Historietas y Caricaturas de Cáli (Colômbia), em maio, do 1º volume das tiras de Clara de Noche , na Argentina, do encadernado de Borderline, publicado nos Estados Unidos pela Dynamite Entertainment, de sua participação na coletânea Plaque 2, da Avant Verlag, da Alemanha e de sua participação nas Jornadas Universitárias de Palermo (Argentina), fatos já registrados pelo Quadrantes dos Quadrinhos, as trilhas do roteirista argentino Carlos Trillo continuam cruzando o mundo. O 7º álbum de Spaghetti Brothers - Psychopark -, série de humor de Carlos Trillo e Domingo Mandrafina sobre a família imigrante Centobucchi, composta por 5 irmãos italianos nos EUA saiu em abril, na França, pela Vents d´Ouest; confira, aqui, 5 páginas do álbum e neste link, uma muito bem-humorada e bem conduzida matéria em áudio pelos colegas da rádio RTL, de Luxemburgo. Ainda na França, a Casterman, em abril, lançou o primeiro álbum de Anton Blake, intitulado ´Détective des Sentiments´, dentro de sua coleção Ligne Rouge; Anton Blake reúne a dupla Trillo / Juan Bobillo em um bem amarrado thriller que reúne romance e trama policial que inclui um componente metalinguístico: Anton Blake é um quadrinhista de sucesso. O 2º número de Borderline saiu na Itália em maio, pela Free Books. Em maio, a Asa anunciou a publicação de ´Buscavidas´; uma compilação de 13 estórias em que Trillo apresenta um personagem que se ocupa de garimpar as vidas alheias e é ilustrado pelo mestre argentino Alberto Breccia; na verdade, como assinala João Miguel Tavares, do Diário de Notícias, o primeiro álbum de Breccia jamais publicado em Portugal. Na Espanha, a Norma publicou, em abril, Yo Vampiro 1, de Trillo com desenhos de Eduardo Risso, num álbum de 136 páginas que traz uma nova interpretação dos mitos dos meninos vampiros. A série deve ter ainda 3 volumes. Agora, em junho, novo brinde para o público espanhol da Norma: a publicação do 1º volume de ´Los Misterios de la Luna Roja´, de Carlos Trillo e Eduardo Risso, série publicada na França pela Erko em que um traço à primeira vista infantil para uma lenda medieval vem acompanhado de uma trama que mostra várias nuances do caráter do ser humano. A safra espanhola de Trillo se completa pela publicação de um compilatório de uma série nada ´comportada´ de Trillo: ´Cicca Dum-Dum 1´ traz HQs previamente publicadas pela Penthouse Comix de uma personagem que sabe usar sua sensualidade seja na Chicago da Lei Seca seja em meio à Revolução Mexicana. O desenhista de Cicca Dum-Dum é o catalão Jordi Bernet, parceiro de Trillo em Clara da Noite."

SOBRE A HISTORIETA ARGENTINA
Escrevi artigo recente falando de outra perda: Eduardo Ferro.
http://bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1301320743

Um comentário:

Nei Lima disse...

PUTZ!
Eu gosto muito do traço dele!
Que perda, hein!