quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MINHA HOMENAGEM AO ZELIO

Eu e mais 50 chargistas estamos nesta expo/homenagem.
Mostra Zélio Cartunista no 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Local: Avenida Maurice Alain, 454, Vila Rezende | Piracicaba SP
Data: 27 de agosto a 16 de outubro de 2011
http://www.pluricom.com.br/clientes/salao-de-humor-de-piracicaba/junho/zelio-recebe-homenagem-do-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba

"O cartunista Zélio Alves Pinto, um dos grandes homenageados na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, confirma presença no evento. Um dos fundadores do salão, Zélio tem notável carreira no humor gráfico, com participação em periódicos como o “mitológico” O Pasquim e as revistas Palavras e Bundas. Irmão do também cartunista Ziraldo, Zélio vem de uma família de artistas e sua participação no cenário cultural brasileiro sempre foi intensa, ora produzindo conteúdo, ora fomentando o desenvolvimento da arte gráfica em eventos e mostras.
A exposição Zélio Cartunista, baseada no livro Zélio - 50 anos de uma aventura visual, escrito pelo crítico de arte Enock Sacramento e lançado em 2010, conta com cerca de 50 cartuns do artista. Além disso, o Salão de Humor convidou 50 artistas brasileiros de várias gerações para produzirem uma caricatura de Zélio. O resultado dessa homenagem compõe um painel que também será exibido dentro da exposição."

MICHEL OCELOT

http://www.youtube.com/watch?v=ssSbwFI68rI
(Pedro de Luna - JB)
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?blogid=84&archive=2009-07
"O animador francês Michel Ocelot participou em 2009 na Maison de France de uma sessão pra lá de especial. Na ocasião o artista respondeu a perguntas do público que compareceu em bom número para assistir a três de seus filmes: Os Três Inventores, As Aventuras de Azur e Asmar e o badalado Kiriku e a Feiticeira. Este blogueiro estava lá e conta como foi.
A apresentação inicial foi de Marcos Magalhães, do Anima Mundi, que trouxe Michel ao Brasil. “Ontem foi o Ano da França também no festival, levando muitos prêmios”, brincou o curador e animador referindo-se a vitória de “Mia et le Migou” (de Jacques Rémy Girerd) e “Mon Chinois” (de Cédric Villain), que faturaram os prêmios de melhor longa e melhor curta respectivamente.
O francês começou sua preleção lembrando que Kirikou foi o filme que mudou sua vida, mostrando que existia animação também na França, e não apenas nos Estados Unidos. “Para os animadores franceses existe o antes e o depois de Kirirou”, frisou Michel Ocelot, diretor do filme de 1998."

HQ, ALEM DOS BALOES
(Fabio Salles)
http://www.hqalemdosbaloes.com

"Nosso programa foi homenageado com o Troféu Bigorna na categoria “Grande Contribuição à HQ Nacional” e foi indicado ao Troféu HQMix na categoria “Mídia sobre Quadrinhos”.
Nesta edição entrevistamos André Diniz, que nos falou sobre seus recentes lançamentos. Um é o livro “Morro da Favela” editado pela “Leya / Barba Negra”, que narra a história de vida de Maurício Hora, fotógrafo autodidata e morador do Morro da Providência no Rio de Janeiro. O outro livro, “A Cachoeira de Paulo Afonso”, uma adaptação do poema de Castro Alves, lançado pela editora Pallas. Também comentou sobre a reedição do livro “Fawcett” com roteiro seu e arte de Flavio Colin.
Veiculamos mais uma animação do "Tulípio", personagem desenvolvido por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker. Mostramos e comentamos a 27ª edição da revista “Mundo dos Super-Heróis” que traz como destaque o dossiê sobre a carreira de Mauricio de Sousa” e o lançamento da editora Record, “Cowboys e Aliens” recentemente adaptado para o cinema.
Estamos também no facebook, é só procurar por “HQ além dos balões”. Confira também o quadro HQ, além dos balões no programa Mask, também no facebook."

CARICAS DO BEM

Blog editado por Mario Mastrotti
http://livrobrasildobem.blogspot.com
As caricaturas feitas para a exposição "Brasil do Bem", serao publicadas em livro, com trabalho de 32 caricaturistas de 7 estados brasileiros: Luigi Rocco, Mastrotti, Waldez, Humberto Pessoa, Ricardo Soares, Wagner Passos, Rice, J.Bosco, Gilmar, Sandro Melo, Zitto, Tessarini, Mayrink, Toni D’Agostinho, Spacca, Brum, Pedro Krause, Gisele Henriques, Renato Stegun, William, Alecrim, Amorim, Fernandes, Antonio Carlos Pires, Pires, Xavier, Orlandeli, Emerson Ferrandini, Bira Dantas, Ulisses, Carriero e Junior Lopes.
Conheca os autores no Blog.

Um comentário:

eusouofi disse...

Zélio, um grande artista! Assim como Mr Bira tb é! Meus agradecimentos pela visita, hombre!

Keep on rocking
Abração