terça-feira, 17 de janeiro de 2012

VIREI MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL


Ha' um ano, no Instituto Cervantes eu colocava esta medalha Angelo Agostini no meu mestre Eduardo Vetillo. Não imaginava que este ano, seria um dos homenageados com a mesma medalha.
Quero agradecer a todos que votaram em mim como Mestre. Foi uma grande surpresa ver a votação que recebi e uma grande honra entrar para este Panteão de (como meu mestre Eduardo Vetillo falou no ano passado) desbravadores do Quadrinho brasileiro. E estar ao lado de amigos (com longa estrada nos Quadrinhos) como Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres e' uma honra tripla!
Fiquei mesmo muito contente em receber esta honraria. Eu não fiz campanha. Quem fez, fez sem eu saber de nada! E agradeço pela consideração.
Sei que trabalhar e viver de Quadrinhos, no Brasil, não e' facil.
Mas tambem sei que NUNCA vivemos tempos tão propicios a Nona Arte como agora.
Dedico este premio a minha mulher e minha filha: Claudia e Thais tem acompanhado, incentivado e ate' ajudado (apagaram boa parte do lapis das paginas de meu D.Quixote e Thais pintou minhas tiras do Tatu-man por alguns meses)
Dedico este premio tambem ao Vetillo, de quem fui assistente no fim dos anos 70. Um valente batalhador das HQs, que emprestou sua arte a estudios como Ely Barbosa e Abril (com o outro mestre Primaggio Mantovi na liderança), montou seu proprio estudio para produzir o gibi do Chaves. E, em epocas de vacas magras, dedicou-se as ilustrações de livros, sempre pensando em voltar ao mercado dos Quadrinhos. E, ao voltar, desenha incansavelmente as historias maravilhosas de Zumbi, Maria Quiteria, Tiradentes, A Ilha do Tesouro, O Guarani, A Iliada e muito mais que vem no futuro.
Valeu Claudia, Thais e Edu!

CRITICAS

Tem gente que critica a Premiação por causa das campanhas na internet. Dizem que isso pode causar distorções a ponto de um quadrinhista desconhecido (ou que publicou pouco) ganhar, apenas pelo fato de ter muitos amigos. E' um risco...
Tinha gente que criticava o AA porque varios ganhadores se repetiam (como o Baraldi e o Fanzine QI). Em reunião, a AQC mudou a regra e a partir do ano passado, temos o maximo de 3 premiações por pessoa (por categoria), lembrando que Mestre so' ganha uma vez (assim, não adianta votar de novo em Mauricio de Souza, Ziraldo, Vetillo, Emir Ribeiro, Shimamoto, pois eles ja' ganharam, ja' são Mestres).
Vejam, esta Votação e' a unica que aceita votos dos leitores de Quadrinhos. Isso e' um ponto BEM positivo, pois aceita o voto popular.
Pedir voto e’ um direito de quem quer. E’ chato, pois quem pede, espera que a outra pessoa deixe de votar em quem gostaria, para votar por amizade. Tem gente que manda ate’ cedula preenchida pra lista de amigos. Isso eu acho mau…
Tem a Campanha que avisa que tal revista (ou quadrinhista) esta’ no pareo. E que o leitor pode entrar no Blog da AQC, ver a lista e escolher em quem votar.
Isso eu acho bom. A AQC disponibiliza lista (indicativa) de lançamentos e mestres. Pedimos ajuda de todo mundo para enviar o titulo do gibi que fez, comprou ou leu. Isso eu acho legal porque a pessoa entra no Blog, olha a lista e tem de se interessar em votar.
Tem a campanha de quem foi no lançamento de um Zine ou revista, gostou e quer fazer propaganda. Foi o que aconteceu com o Lucas da Feira da Vila de Sant'ana (Bahia) ano passado. Todo o grupo que participou do projeto fez campanha. A revista era muito boa e popular, os alunos dos quadrinhistas votaram em peso. A revista ganhou. E muita gente veio a conhecer depois do premio…
Eu ja’ fiz Campanha no ano passado. Para o Edu Vetillo e pro Dag Lemos como Mestres.
http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/79124344
O Vetillo (classico quadrinhista dos Trapalhões, Hanna-Barbera, Chet, Colt 45, Spectreman, Chaves, Urtigão) tinha publicado varios livros em Quadrinhos no ano anterior. Ele e o irmão Walter estão na Web...
http://vetillobrothers.blogspot.com/
Fiz campanha tambem para o Dag Lemos (amigo de Jayme Cortez) que teve escola em Campinas e publicou varias revistas de HQ, ia mudar pros EUA.
http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/79044872
Eu não mandei cedula pra ninguem. So’ contei a historia de cada um e falei da importancia da gente premiar quem esta’ vivo e foi importante pra historia da HQ no Brasil.
Eu pedi para que votassem e coloquei o endereco do Blog da AQC.
http://aqcsp.blogspot.com

NUMERO DE VOTOS
Acha 480 votos pouco? Peça aos quadrinhistas que voce conhece (que não votaram no AA), que votem no ano que vem. Leia o que o Gabriel Ba’ falou sobre o assunto:

http://10paezinhos.blog.uol.com.br
"Se você tiver um trabalho bom e não fizer nada, as chances de você ganhar são bem pequenas. Se você fizer uma super campanha viral pra que as pessoas votem em você, você pode sair premiado.
Muitos profissionais perderam a fé no Angelo Agostini e, consequentemente, não fazem campanha e não são lembrados ou premiados. É uma premiação que repete quase sempre os mesmos nomes (de gente que ainda se importa com o prêmio) e que premia muitos iniciantes e desconhecidos que convenceram muitos amigos a enviar um email com seus votos. A culpa não é dos organizadores do prêmio, nem de quem vota ou faz campanha, mas de quem não vota.
A única maneira de renovar a credibilidade do Angelo Agostini é votando, pois temos um mercado muito heterogêneo e, com mais variedade de votos, talvez possamos ter um resultado um pouco mais justo e condizente com os lançamentos do ano (...)
Eu e o Fábio temos 3 prêmios Angelo Agostini e o que eu mais gosto é o primeiro, que ganhamos como melhores roteiristas de 2004, pelo CRÍTICA. Gosto mais deste prêmio porque nós não sabíamos da existência do Angelo Agostini até vencê-lo (...)
Este foi um ano maravilhoso pro Quadrinho Nacional. Se a gente não souber dar valor a isso, o Prêmio Angelo Agostini sozinho não o fará."

Eu acho que não da’ pra reclamar do resultado de uma votação se a gente não faz a nossa parte. E não e’ so’ votar. Ou criticar! E' participar do processo de indicações, corrigir erros, dar palpites e fazer propaganda da eleição. Mais ou menos o que o Ba' escreveu...

DECEPÇÃO
Tem gente que acha o resultado decepcionante! Claro, se as pessoas em quem a gente votou não ganham, ficamos frustrados. Mas isso não e' motivo para sair metendo o pau. Eu votei no Mercadante, o Alckmin ganhou. Fiquei p(*) da vida porque sei que ele desviou verba do Rodoanel, construiu dezenas de Pedagios caros, faz parte do esquema da Privataria Tucana. Mas fazer o que? Ele ganhou, o Mercadante perdeu. Ponto. O eleitorado quis o Alckmin, tenho que aguentar 4 anos...
Tem gente que diz que a Premiação despreza autores fora do eixo Rio-SP. Isso não e' verdade (como não e' verdade que a AQC faça campanha para este ou aquele). Não se despreza ninguem, seja sulista, centro-oestista, nortista ou nordestino. Todo ano pedimos ajuda nas listas de lançamentos e lançamentos independentes. Poucas pessoas ajudam. E' bom lembrar que lançamento e' numero 1 de uma serie. Numeros 2 ou 3 não concorrem.
Quem esta' descontente pode dizer que achou o resultado decepcionante, mas não o processo, a AQC ou o Angelo Agostini...
Esta foi a maior votação que o premio ja' teve. Isso se deve em grande parte, as campanhas de internet. Salvo problemas de adequação em categoria (tem gente que vota na mesma publicação em lançamento, revista independente e fanzine), e' um otimo sinal. Sinal de que o numero de votantes esta' aumentando. Isso quer dizer mais participação!

MUITO TRABALHO!
A melhor forma de se popularizar um nome e' publicar em papel (o AA so' premia publicações em papel, nada de virtual), mostrar trabalho na web e avisar seus leitores que PODE ser votado e' bom... As campanhas podem causar distorções, mas fazem um monte de gente que nem conhecia o Blog da AQC, nem o premio Angelo Agostini, passarem a conhece-lo.
Por fim, faço minhas as palavras do Baraldi:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662
"Sabem o que é o Prêmio Agostini? Uma verdadeira INSTITUIÇÃO do Quadrinho nacional, e de longe, abominem alguns ou não, a mais DEMOCRÁTICA."

11 comentários:

Milton Kennedy disse...



Pô que maneiro!
Parabéns aí!

Grande abraço, sucesso e muita paz!

=D

Alexandre Nagado disse...

Mestre você já era, Bira. Faltava "oficializar". E como eu disse no Twitter, você ganhou como mestre, mas está sempre no páreo nas demais categorias. Parabéns!

Bira disse...

Obrigados, Milton e Nagado!!!! Agora, oficial (rs)!
Rapaz, saiu muita coisa boa no ano passado!!!! Precisaremos de ajuda a partir de ja'. Vcs poderiam ir montando uma lista de lancamentos, hein? Ajudem a gente! Bracos

Cruzaltino disse...

Me pareceu que tu ficou surpreso com a honraria. Que isso, Bira?
Mestre tu já era muito antes do prêmio!!!!

Parabéns pelo teu talento e pela militância!!!

Um abração!!!

PS: Lembrando que dia 30 deste mês é o Dia do Quadrinho Nacional!!!

Milton Kennedy disse...

Saudações agora Mestre do Quadrinho Nacional, rsrsrsrs
vim parabenizá-lo pelo Dia do Quadrinho Nacional.
Sucessos!

Grande abraço


http://miltonkennedy.blogspot.com/2012/01/dia-do-quadrinho-nacional.html


Guilherme Hollweg disse...

Parabéns pelo prêmio Byra, merecidíssimo!!!

Como o Cruzaltino comentou, mestre tu já era há muito tempo!!! hehehe

Cara, tenho blog de quadrinhos e cultura geek em geral, quando sobrar um tempinho, dá um pulo lá:

http://sanguedeorc.blogspot.com/

Mais uma vez parabéns, no churrasco que faremos amanhã aqui em Santa Maria, o Quadrinhos S.A. lembrará de ti e com certeza comentaremos sobre o merecido prêmio!!! hehehe

Forte abraço.

Guiga Hollweg

Nilson De Lourenço disse...

Parabéns!! Mais que merecido! =)

Ah, e obrigado por seguir meu blog. Considero isso uma honra!

Abraços!

Nilson

Diva Rubia Ungari disse...

Bira - ao Mestre com carinho, mais uma vez parabéns pelo merecido prêmio!
Abraços.

Go_Dark disse...

Bira, camarada, me passa teu Facebook, não te achei lá.
Parabéns, como sempre !!!

Zé Roberto Graúna disse...

Oi, Bira!
Eu respondi seus recados no Facebook... num de seus perfis.
O Jin Woo Choi já está na minha lista de contatos no Facebook há bastante tempo. Eu inclusive te perguntei sobre as datas da vinda do coreano e como nós faríamos para conversar com ele, já que não temos aqui no grupo alguém que fale inglês.
Outra coisa que perguntei foi sobre o local onde Jin Woo Choi ficará hospedado. Ok? Estou ligado, mas preciso dessas informações. Abração!

Anime Daiki disse...

Olá =DD

Estou acompanhando seu blog, gostei muito dele! Se puder e gostar siga meu blog também!

Beijos... e uma ótima semana!
@AngelKiller_
http://anime-daiki.blogspot.com.br/