domingo, 17 de junho de 2012

O DIA EM QUE CONHECI (E DESENHEI) JOHN HAMMOND

Ele veio tocar no Brasil, em Sampa, Bourbon Street. Não lembro o ano. Fui la' com minha mulher, Claudia. Eu tinha levado uma pasta cheia de caricaturas de Bluesmen (que foram pras paredes do Estudio do Carriero, na Expo Blueseiros -parte do Festival Autorock de Campinas- organizado pelo Daniel Ete). Pensei em mostrar pro John Hammond, mas esqueci na casa da sogra, dona Dirce! A Clau me fez voltar la' e pegar a pasta (valeu, super-gata)! O show foi sensacional, puro Blues do Mississipi, de raiz mesmo! Voz, gaita e violão slide, como eu gosto. Fiz uma caricatura dele. No meio do show, coloquei em cima do banquinho. Ele voltou do intervalo, viu a caricatura e sorriu. No fim do show fui pedir um autografo dele no CD e dei mais uma caricatura, e ele disse: - You are the man! Dai' mostrei a pasta, quando ele abriu, deu de cara com minha caricatura do Robert Johnson, os olhos dele brilharam. E a mulher dele: - He loves Robert! Ele virou cada pagina cuidadosamente, olhando cada antigo, musico, cantor ou cantora de Blues. Admirado, perguntava: - Do you know his sound? Ele não imaginava que na America do Sul, Brasil, São Paulo, tivesse um louco que ouvisse e conhecesse as mesmas raridades que ele. Eu disse que queria publicar aquele material em formato livro, mas queria apoio dele. - I can talk about your work to everyone I know in the Blues scene.
JOHN P. HAMMOND http://en.wikipedia.org/wiki/John_P._Hammond Nasceu em 1942, em New York. Filho do produtor musical John Henry Hammond. Tambem e' chamado de John Hammond Jr. E' descendente de Cornelius Vanderbilt. Tocou com feras como Jimi Hendrix, Eric Clapton, The Hawks (The Band), Dr. John e Duane Allman. Toca National Reso-Phonic Guitars e canta num estilo "barrelhouse". Desde 1962, quando debutou na Vanguard Records, gravou 34 albuns. Em 1990 mudou para Point Blank Records. Ganhou um Grammy Award e foi indicado pra varios. Em 1970 fez a trilha do filme Little Big Man, com Dustin Hoffman.
A MUSICA DE JOHN HAMMOND http://www.myspace.com/johnhammondblues http://www.youtube.com/watch?v=GFRvlUmRdA0 http://www.wirz.de/music/hammofrm.htm
O PAI DE JOHN HAMMOND http://www.100anosdemusica.com.br/jazz_johnhammond.htm Critico e produtor de discos de Jazz, descobriu nomes como Billie Holliday, Count Basie e Bob Dylan.

2 comentários:

Milton Kennedy disse...

Saudações Bira, Mestre do Quadrinho Nacional! Cara, bárbara esta sua história, curti muuuuiitoo, e que alegria poder conhecer e conversar com um músico que apreciamos. Parabéns!
Também gosto de blues, houve até uma época em que uma rádio (de uma pequena cidade vizinha aqui) tinha um programa de duas horas só de blues, que infelizmente acabou... anos depois, quando tive a oportunidade de encontrar com o locutor, contei que sempre ouvia o programa, daí ele falou que eu era o único, rsrsrsrs.
Grande abraço, saúde, boa música, desenhos e paz interior.

Wal Alves disse...

Grande bira, sem comentarios vc manda muito grande mestre parabéns.