segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

CARICATURA EM LONDRES

Em 2020, fomos passar as festas de fim de ano com minha enteada no Reino Unido. Alice estava grávida e a ideia era todo mundo se encontrar lá e comemorar com ela. Eu e Claudia saímos de Campinas; Thais de Vitória; Percival e Cristina de Santarém; Beatriz de Sampa. Assim nos encontramos com Alice e Paul em Londres. Foi um belo fim de ano. Com muitas festas, Natal, aniversário da Clau bem na passagem de Ano Novo, aniversario da Alice logo depois. Foi uma viagem bem festeira. Alugamos uma casa em Putney (distrito de Wandsworth), perto do lindo parque de Wimbledon. Caminhamos e corremos muito por aquelas ruas, naquele frio de 5 graus. Num de nossos passeios fomos almoçar no pub Museum Tavern, em frente ao British Museum. Estava lotado. 20 minutos de pé, Percival conseguiu uma mesa pra gente. Depois de algumas paints de cerveja local, a Cris me cutucou e mostrou um camarada que estava bebendo no balcão e disse que ele parecia uma caricatura. E parecia mesmo. Parecia também ser um cliente habitual, conversava com todo mundo. Resolvi ir conversar com ele. Me apresentei, disse que era brasileiro, cartunista. E, ele, numa alegria só contou que tinha morado no Brasil por 3 ou 4 anos, na época do Collor. Foi casado com Maria, morou no nordeste, adorou o povo e o clima. Acabou se separando de Maria e voltando. Percival se juntou à nossa conversa. Foi muito divertido. Perguntei de onde ele era e quando disse que era escocês, respondi: "Não acredito. Não pode ser. Estou entendo tudo que você fala." Quem já foi a Edimburgo sabe como o acento deles é pesado e diferente dos londrinos. Risos à parte, prometi fazer uma caricatura, fiz fotos dele e perguntei seu nome. "Mr. Green" foi a resposta "E estou aqui todos os dias no almoço. É praticamente meu buteco brasileiro."
Fui pra casa pensando se ele se chamava Sr. Verde... Claro que não, pensei. Deve ser Mr. Grimm, como os irmãos Grimm dos contos de fada da Alemanha. Fiz a caricatura e dias depois resolvi ir até o Pub e aproveitar para visitar o Cartoon Museum que ficava na rua de trás do PUB. Fomos a pé, Claudia ficou numa loja de departamentos e eu segui com o mapa e com o temporal que caiu. Estava sem guarda chuva e até conseguir comprar um, me molhei dos pés à cabeça. Cheguei no Pub da Great Russell Street e lá estava o Sr. Grimm. Quando viu a dedicatória, caiu na gargalhada. Ele se chamava Graham, com pronúncia Grãim. Expliquei que tinha entendido Green, depois Grimm e quando fui apagar, ele pediu que deixasse daquele jeito, pois iria se lembrar daquela tarde única. Ele e os amigos, o dono do pub, todos riram muito com a caricatura. Me ofereceram cervejas, mas eu ia no Museu do Cartum, declinei o convite e corri pra rua de trás, a Little Russell Street. Mas... o Museu tinha mudado pra Wells Street, 63, no centrão. Não daria para chegar lá a tempo. Voltei pro pub, tomei aquelas cervejas todas e quase perdi o horário que combinei com a Clau. Chamei um táxi, me desculpei por não saber o endereço para onde desejava ir, mas disse o nome da loja de departamentos, a área que deveria ser, que estava atrasado e que tinha uma mulher esperando. E ele respondeu: "Fique tranquilo. Sou casado e sei como é estar atrasado. Chegaremos lá em 10 minutos." Ao chegar na esquina, vi a Claudia me procurando. Há apenas alguns minutos.

Nenhum comentário: