sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AS AVENTURAS GRÁFICAS DO MESTRE ZIRALDO

Eu participei com minhas charges e cartuns de duas destas aventuras: a Revista Bundas (1999 a 2001) e o Jornal Pasquim 21 (2002 a 2004) e posso afirmar, sem pestanejar, que Ziraldo junto com J.Carlos e Angelo Agostini foram os três maiores editores e criadores gráficos que este país já teve.
Ziraldo e J. Carlos têm mais uma coisa em comum, modernizaram o traço do humor gráfico de forma dilacerante em seus tempos. J. Carlos na Careta e Fon-fon, Ziraldo no Jornal do Brasil e Pasquim.
Fazer charges, cartuns e quadrinhos é fácil (ou menos difícil), editar é que são elas. Pois estes três nomes se destacaram nesta difícil arte, com a diferença que Ziraldo foi também um prolífico criador de livros infantis e infanto-juvenis.
Mas, para além de ser apenas um produtor de conteúdo, Ziraldo era também um formatador de projetos, um visionário gráfico que via as bancas de jornais e livrarias como espaços de batalha em prol do conhecimento e era sua a frase "Ler é mais importante que estudar!" Participei de várias homenagens à genialidade de Ziraldo em Salões de Humor como os de Caratinga e Piracicaba, publicações como a Revista Huai (pelo cartunista Edra) e a belíssima Exposição "Cara a Cara" no Salão do Livro 2022 em Ipating (onde expus duas das obras do post abaixo) a convite dos amigos cartunistas Genin Guerra e Jorge Inácio. Publiquei as caricaturas na revista do Camilo Lucas de Caratinga e no livro homenagem ao Ziraldo, editado pelo Edra pela Melhoramentos.
É homenagem que não acaba, e o Mestre ZIRA merece. https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2024/04/08/bundas-conheca-a-revista-criada-por-ziraldo-em-1999.html

Nenhum comentário: