quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TATU-MAN NO FIQ, EM BH


Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.
Tenho 48 anos, sou cartunista, quadrinhista e ilustrador há 30 anos. Gaitista há 11.
http://caricasdobira.blogspot.com/2010/07/tatu-man-no-correio-popular-no-graphiq.html
Criei o Tatu-man para o jornal Correio Popular, de Campinas, cidade onde moro.
No inicio, tive ajuda da Thaís Araujo, minha filha de 11 anos.
Ela me ajudou com os scans, tratamento digital e pintura das tiras. Tem muito bom gosto gráfico e um talento artístico avançado para sua idade. Ela recebia 10% do meu pagamento, mas reclamou que eu era muito chato e acabou pedindo as contas...
"Tatu Man" era pra ser "Homem-Tatu", mas a Thaís sugeriu um nome mais super-herói.
Ele é um anti-herói brazuca, medroso, ensimesmado, meio complexado... destes que a gente encontra pelas esquinas e até dentro de casa (rs).
Seus inimigos são "Reflexu's", "Anta", "Cachorro do Mato", "Onça" e "Caboclo".
Meu personagem estreou em 25/07/10, na seção de Quadrinhos deste jornal de Campinas, ao lado de Tubino (Tannus Jr), Peanuts (Schulz), Xaxado (Cedraz), Hagar (Dik Browne) e
Recruta Zero (Mort Walker).
Segundo o jornalista Djota Carvalho:
http://www.mundohq.com.br/site/detalhes.php?tipo=3&id=69
"Dasi Podideos foi criado em 2008 e, como todo bom tatu, mal nasceu e já correu para o escuro. Neste caso, o da gaveta do cartunista Bira Dantas, que o criou em um lampejo, mas resolveu deixar a ideia amadurecer um pouco. “Sempre tive um gosto por anti-heróis, por heróis azarados. Personagens mais à margem, como o Pena das Selvas, o Overman e o Kick-Ass, que só vim a conhecer mais recentemente, me cativam. Aliás, acho que o Tatuman tem bastante da linha do Kick-Ass”, diz Bira, lembrando que, claro, as aventuras de seu personagem seguem mais a linha do bom-humor.
Apesar da simpatia pelo filho recém-nascido, o autor só deixou que ele saísse do buraco, ou melhor, da gaveta, em 2010. “Recebi um convite do Correio Popular de Campinas para publicar uma tira diária. Eles queriam uma proposta que agradasse a toda família e, quando apresentei o personagem, eles gostaram”, relembra Bira. Tatuman fez sua estréia nas páginas do jornal em 25 de julho de 2010. Em tempo, Dasi Podideos , nome do alterego do herói, é a designação científica para o animal tatu."

Tenho publicado tambem no jornal Graphiq (do Mario Latino), que se dedica de forma incrível à publicação de tiras e de matérias sobre HQ.
http://www.graphiqbrasil.com/php/main.php
Publiquei também no Tiras de Letras.
http://tirasdeletra.zip.net

Ja' fiz alguns "cross-overs" com TEX (italiano), Eternauta (argentino), Toupeira (EUA), Jeca-tatu, Xiru e outros personagens gauchos.
Tatu-man foi tema do Fan Art Mania:
http://www.fanartmania.com.br/tag/tatuman
Com TEX
http://texwillerblog.com/wordpress/?p=26575
Com Eternauta
http://revistaogrito.com/papodequadrinho/2011/06/11/o-dia-em-que-el-eternauta-encontrou-o-tatu-man/
Foi para o Festival de Quadrinhos de Angouleme (Franca)
http://chargesbira.blogspot.com/2011/02/anti-heroi-das-tiras-vai-pro-festival.html

E ate' participou do Cartucho (Encontro de Cartunistas Gauchos em Santa Maria)
http://byrata.blogspot.com/2011/11/bira-dantas-e-as-tiras-do-tatuman.html

5 comentários:

Cris Mitsue disse...

Seu trabalho é sensacional, cara! :D E a FIQ é outra coisa sensacional!

Beijão!

Eduardo Schloesser disse...

Olá, meu amigo, tudo bem? Respondi seu gentil comentário lá no meu blog, mas esqueci de acrescentar que não tem HQ minha no livro do Nestablo não, o que fiz foi uma pinup, aquela dos cães se digladiando no octógono. Ah, e ele (Nestablo) desenhou o Zé Gatão fazendo uma ponta no Zoo.
Hei, muito show esse TATU-MAN. Legal mesmo.
Você já homenageou uma pá de nego fera com tuas caricas sensacionais, tá faltando a minha, hein! Quem sabe num próximo encontro nosso?
Muito sucesso e um abração.

Bira disse...

Obrigados, Cris e Edu.
Cara, isso mesmo, com a minha idade eu j'a estou confundindo tudo, menos o seu estilo formidável e pode aguardar que em breve te farei uma surpresa! Abracao

Jorge Ramiro disse...

O fato de que disse o amigo é certo, seu trabalho é bonito. Eu também sou um artista, eu sou um carpinteiro de alma e fiz um caixa de transporte cachorro ontem para o meu cão.

Jorge Ramiro disse...

O fato de que o que disse o amigo é certo, o seu trabalho é bonito. Eu também sou um artista, eu sou um carpinteiro de alma e ontem eu fiz uma casinha para cachorro, para meu cao.